Meus PedidosMeu Cadastro

Óleo Essencial De Orégano 05 ml

11584
Pontos Fidelidade:

Por: R$ 78,47ou X de

Confira as Condições de Parcelamento
AdicionarRemover
Comprar
Descrição

O óleo essencial de Orégano By Samia é 100% puro e natural. Sua composição é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.


Os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de plantas de diversas partes do mundo. Estas substâncias podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nas cascas ou nas raízes. Desta forma, podem existir variações em seus aromas e compostos.


História do Óleo Essencial de Orégano


O nome do orégano é proveniente do grego oros e ganos (alegria da montanha), fazendo referência ao aspecto e aroma agradável desta planta. Na antiga Roma era considerada uma planta portadora de felicidade e paz.


Do orégano era feito um óleo para banho muito apreciado pelos egípcios, mas os gregos parecem ter descoberto um uso mais sério para a erva. Ela era plantada nos cemitérios para ajudar os espíritos dos mortos a alcançar a paz. Mas também era usado na culinária e na medicina – acreditava-se que era eficaz no combate à tuberculose.


Na Pérsia, os astrólogos produziam bálsamos de orégano para proteção contra planetas hostis, e várias são as ervas que entram nas poções do amor, e o orégano não é uma exceção. Ele era, entretanto, cultivado em mosteiros no século XIII, mas podemos afirmar com relativa convicção que os monges o apreciavam mais por seu efeito benéfico em problemas do peito que por sua capacidade de despertar ardores.


A partir de estudos recentes, o orégano foi classificado como a planta de mais alta atividade antioxidante, até mais que a Vitamina E (Souza, 2005). O óleo é usado na composição de aromatizantes de alimentos e perfumes (Lorenzi e Matos, 2002) além de possuir efeito inibitório sobre diversas bactérias alimentícias e fungos (Sahin et al, 2003).


Aspectos Botânicos do Orégano:



Trata-se de uma planta perene, pertencente à família das Labiadas (Lamiáceas), cujo talo erguido, de cor vinho, pode alcançar de 75-90 cm de altura. As folhas são ovaladas, opostas, com bordas dentadas em sua maioria, de cor verde, salvo as superiores que podem ter uma tonalidade rosada. As flores são pequenas, de cor rosada, com tonalidades alternando entre púrpura e branca, aparecem nos finais do verão e meados de outono.


O orégano é originário do Mediterrâneo e outras regiões ocidentais da Ásia; cresce em solos pouco férteis a férteis, calcários, correspondentes a zonas quentes. Também pode ser observado em bosques pouco densos e zonas montanhosas.


Ele está relacionado botanicamente com a manjerona, mas difere desta principalmente pelo aroma. Algumas variedades, com mais de 30 espécies de orégano, se apresentam tais como pequenos arbustos, densos, com caule e ramagem eretos, outros são como forrações, espalhando-se com rizomas e ramagem prostrada. Apesar de perene, deve ser replantado a cada 2 a 3 anos, pois perde o vigor e a beleza com o tempo.



Benefícios do Óleo Essencial de Orégano conforme referências bibliográficas*


Mente:Pode ser um tônico e um estimulante para os nervos. Jean Valnet o considerava útil para quem sofre de doenças imaginárias ou mentais. Muito útil para astenia mental.


Corpo:O principal efeito parece estar voltado para o sistema digestivo, tratando o estômago, o fígado e o baço. Pode ser um tônico e purificador geral, pois atua sobre distúrbios neurovegetativos e alivia espasmos intestinais. Também pode combater a acidez e os gases, e estimular o apetite. É considerado eficaz nos casos de aerofagia (deglutição exagerada de ar).


Pele:Cortes e feridas infeccionadas podem reagir favoravelmente. Também parece ser benéfico para o tratamento da pediculose (infestação por parasitas de pele). Por possuir uma alta dermocausticidade, é recomendado diluir o óleo essencial em óleo vegetal, e fazer um teste antes de prescrever. Muito útil em tratamentos para vírus, podendo ser pelas vias aéreas, como antisséptico potente tanto ambiental como respiratório, ou uso tópico, para molusco contagioso. Para furúnculos e abcessos, além de feridas infeccionadas. Em casos de amebíase, febre amarela, febre tifoide, e doença de Lyme.


* REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


1. Aromaterapia - O equilíbrio entre o corpo e o espírito - Holística – através dos óleos essenciais; Ann Berwick; 3ª edição; Editora nova Era - 2002.
2. Aromaterapia - Um guia de A a Z para o uso Terapêutico dos Óleos Essenciais; Susan Worwood; 1995; Editora Best Seller.
3. Aromaterapia e as Emoções; Shirley Price; 2ª edição; Editora Bertrand Brasil; 2000.
4. Ayurveda e Aromatherapy; The Earth Essential Guide to Anciente Wisdom and Modern Healing - Dr. Light Miller and Dr. Bryan Miller - Editora Lótus - 1995, 2ª edição.
5. The Complete Guide to Aromatherapy – Salvatore Battaglia - 2ª edição - 2003.
6. Traité D´Aromathérapie scientifique et médicale - Michel Faucon Editora Sang de la Terre - Segundo trimestre de 2015
7. O Grande Manual da Aromaterapia de Dominique Baudoux, Editora Lazlo, 2018 - Brasil.
8. Propriétés physiques et psychiques des huillles essentielles - Dr Paul Dupont - Duffiosin Rosicrucienne – 2021


Observações Sobre o Óleo Essencial de Orégano


Embalagem: Frasco de vidro âmbar com gotejador contendo 05 ml de óleo essencial


Nome Científico: Origanum vulgare


Parte utilizada da planta: Sumidades floridas


Tipo de Extração: O óleo essencial se obtém por destilação a vapor das plantas frescas ou dessecadas, cortadas no momento da floração.


Combina com:Manjericão, Erva-Doce, Gerânio, Lemongrass, Pinho, Tomilho e Alecrim.


Utilize com: Óleo Vegetal, Argila Medicinal, Creme Base Neutro, Gel de Aloe Vera, Aromatizador Pessoal e/ou Difusor de Aromas para o Ambiente.



Contraindicações:


Não indicamos o uso de óleo essencial administrado oralmente (ingestão), pois não poderemos afirmar sua segurança sem recomendações específicas sobre metabolizações e interações de medicamentos que possam ocorrer, sob esta via administrativa, somente sob orientação de um profissional extremamente qualificado. Recomendamos fazer um teste de sensibilidade na pele antes do uso via administrativa tópica.


Não recomendamos usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois retome-o.


Não usar os óleos essenciais puros sobre a pele, podendo causar irritação cutânea se aplicado diretamente sem diluição, excetoLavanda, Copaíba e Tea Tree em aplicação pontual.


Quanto em tratamento com remédios homeopáticos não utilizar: Hortelã Pimenta, Alecrim, Sálvia officinalis ou Tomilho. Pois são considerados antídotos aos remédios homeopáticos.


No caso de Hipertensão, evitar:Alecrim, Sálvia officinalis e Tomilho.


No caso de Hipotensão, evitar:Manjerona e Ylang Ylang.


No caso de Epilepsia, evitar: Erva-Doce, Alecrim e Sálvia officinalis.


Problemas no Fígado:Caso tenha alguma patologia hepática, evite os óleos essenciais de Erva Doce e Anis Estrelado.


Gravidez:Utilizar após o 5° mês de gestação os óleos de Lavanda, Camomila Romana e os cítricos em geral. Consulte sempre o seu médico.


Amamentação, não utilizar:Hortelã Pimenta e Alecrim, pois estes óleos possuem ação anti-galactagoga, ou seja, corta o leite.


Bebês recém-nascidos, usar:Camomila Romana e Lavanda (01 a 03 gotas em 30 ml de óleo carreador).


Bebês 2 a 12 meses, usar: Camomila Romana, Lavanda, Tangerina, Eucalipto Glóbulos, Tea Tree, (03 a 05 gotas em 30ml óleo carreador).


Crianças 1 a 5 anos, usar: Gerânio + os óleos acima (05 a 10 gotas em 30 ml de óleo carreador).


Crianças 5 a 7 anos, usar: Gengibre + os óleos acima (05 a 12 gotas em 30 ml de óleo carreador).


Crianças 7 a 12 anos, usar: Cipreste, Alecrim, Hortelã Pimenta ou do Brasil, Limão Tahiti ou Siciliano + os óleos acima (05 a 15 gotas em 30 ml de óleo carreador).


Crianças 12 anos e após, usar: A partir dos 12 anos poderá ser usado qualquer óleo essencial, e em dosagem acima de 1% quando necessário.


Como usar o óleo essencial?


Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem sempre ser diluídos e utilizados sob a orientação de um profissional qualificado. A By Samia não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.


Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;


Banhos: Em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 01 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.


Compressa: 05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;


Inalação: 02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);


Massagem: 04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;


Óleo para rosto: 01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;


Óleo para cabelos: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;


Uso tópico: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.


Conservação do óleo essencial:


Armazenar em local bem ventilado em embalagem fechada, protegido da luz, calor, fogo, plástico e madeira. Mantenha os frascos longe do alcance das crianças e dos olhos.


Por que não ingerir os óleos essenciais?


Os óleos essenciais quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Podem promover efeitos adversos. Por isso, se for optar por essa via de administração recomendamos que esta seja feita sob recomendação de um médico que conheça a atuação dos óleos essenciais, ou profissionais da aromaterapia com conhecimento profundo em farmacologia ou farmacêuticos. Dentro dos estudos na aromaterapia a escola francesa, (chamada de aromatologia também) está difunde as vias administrativas oral, retal e vaginal.


Já a escola inglesa (que é a que a By Samia segue) baseia-se mais no uso externo, através de massagens, reflexologia, inalações e aromatização de ambiente, entre outros, não havendo uso interno, oral, retal e vaginal.


Segue um link em relação a essa prática:


https://bysamia.com/2017/11/29/porque-ingerir-oleos-essenciais-11-motivos-para-voce-repensar-esta-pratica/

Aproveite e compre junto

oleo-essencial-de-oregano-by-samia-aromaterapia

Óleo Essencial De Orégano 05 ml

+ alecrim-oleo-essencial-bysamia-aromaterapia-com-cartucho

Óleo Essencial de Alecrim 10 ml

= Por apenas 12x de R$ 9,77
Valor total: R$ 117,31

Comprar junto

Veja mais Aromaterapia

oleo-essencial-de-oregano-by-samia-aromaterapia

Óleo Essencial De Orégano 05 ml

+ laranja-oleo-essencial-citrus-aurantium--neroli--orange-bigarade-petitgrain-naranjo-bysamia-aromaterapia-

Óleo essencial de Laranja 10 ml

= Por apenas 12x de R$ 8,19
Valor total: R$ 98,34

Comprar junto

Veja mais Aromaterapia


Siga @bysamiaaromaterapia no Instagram