Meus PedidosMeu Cadastro

Óleo Essencial de Junípero 5 ml

Óleo essencial 100% puro da planta Juníperus communis
16024
Opinião dos Consumidores:0
Pontos Fidelidade:

Por: R$ 66,60ou X de

Confira as Condições de Parcelamento
AdicionarRemover
Comprar
Descrição
O óleo essencial de Junípero é um produto natural, 100% puro e sem conservantes.

Produto Vegano - livre de testes em animais e ingredientes de origem animal.

Não possui em sua composição: Parabenos, Sulfatos, Corantes, Silicone ou Essências artificiais.

Embalagem: Vidro âmbar contendo 5 ml de óleo essencial com gotejador.

Tipo de Extração: O Óleo Essencial de Junípero é extraído dos frutos do Juníperus communis pelo processo de Destilação à vapor.

Sinônimos: zimbro, zimbreiro, sabina.

História da Planta:

O junípero foi empregado desde a antiguidade por médicos gregos e árabes. Na Idade Média, misturava-se com incenso e colocavam para queimar em templos e casas com a finalidade de espantar os “maus espíritos”. O costume de queimar o junípero se manteve durante séculos, em especial durante epidemias de peste, com a idéia de purificar o ar. Atualmente se utiliza o mesmo método em algumas comarcas européias para desinfetar ambientes e afastar os mosquitos.

O junípero desempenhou um importante papel medicinal no tratamento de diversas doenças contagiosas, como cólera e febre tifóide. Protegeu as pessoas contra a peste no Tibet e os médicos da Grécia, de Roma e da Arábia apreciavam suas propriedades antissépticas. Na Mongólia, era dado às mulheres no início do trabalho de parto. Os herbanários dos séculos XV e XVI apreciavam-no bastante não apenas por seu efeito contra a peste, mas também como um remédio para mordidas de animais. Um aspecto muito interessante é que o vocábulo celta juneprus significa – amargo ou mordaz.

Durante muito tempo, queimaram-se ramos de junípero e de alecrim nos hospitais franceses para purificar o ar. E na Iugoslávia, o junípero era considerado uma panacéia. Já se acreditou que aliviasse o diabetes. Sua capacidade reanimadora, facilitador da meditação e provedor da paz é mencionada na Bíblia quando o profeta Elias, exausto, adormece sob um pé de junípero, 1 Reis 19:4 e 5. E, naturalmente, é famoso como um ingrediente do gim.

Seu emprego mais importante foi como espécie aromática de carnes em conserva e licores.

Aspectos Botânicos:

É um arbusto perene. Da família das cupressáceas que, geralmente, não atinge mais de 1 metro de altura, embora se encontrem espécies que cheguem de 2 a 7 metros, em forma arbustiva,ou mais, em forma arbórea (principalmente na Europa). Tem ramos que se dispersam lateralmente, formando matos rasteiros e densos com cerca de 1 a 4 metros de diâmetro. As folhas, subimbricadas, em verticilos de três, apresentam uma faixa estomática branca na parte superior. Apresenta flores masculinas e femininas, pequenas de cor amarelo esverdeado; o fruto consiste em gálbulos (bagas) de 6 a 9mm, negros quando maduros e que podem ser usados para produzir a bebida designada como “genebra” (do francês genièvre) ou gin e, também, o Steinhaeger.

O junípero tem origem mediterrânea e seu habitat está compreendido entre o norte da África, toda Europa (em especial na Escandinávia) e Ásia (parte norte-ocidental do Himalaia).

Principais Compostos:

Composto pelos seguintes terpenicos: alcanfor, alfa-pineno (33,7%), beta-pineno (1,1%), sabineno (27,6%), mirceno (5,5%), borneol, canfeno (0,5%), limoneno e terpeniol; sesquiterpenos: alfa-cariofileno, cadineno, cariofileno (0,6%), epóxi-dihidro-cariofileno e beta-elemeno; principio amargo (juniperina), álcoois e ciclobutano monocíclico monoterpenoide: a junionona, açúcar invertidos (30-33%), resina (8-10%), taninos, ácido ascórbico, glicérico e glicólico, ácidos orgânicos (acético, cafeico, clorogenico fórmico, málico, oxálico e cumarínico), quercetol e ruteosídios.

Curiosidades sobre o Óleo Essencial de Junípero

Quantidade de Junípero para Extração do óleo: 150 frutos de matéria prima para 01 kg de óleo essencial

Nota Aromática: Média.

Aroma: Frutal e medicinal

Mistura-se Bem Com: benjoin, bergamota, cipreste, olíbano, gerânio, grapefruit, laranja, capim-limão, lima, melissa, alecrim e sândalo.

Os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de plantas de diversas partes do mundo. Estas substâncias podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nas cascas ou nas raízes. Desta forma, podem existir variações em seus aromas e compostos.

Modo de uso dos óleos essenciais:

Aromatizador (aproximadamente 15 gotas).

Banhos (20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal).

Compressa (5 a 10 gotas em 1/2 litro de água).

Inalação (2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água).

Massagem (1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal).

Óleo para rosto (1 gota em 1 colher de sopa de carreador).

Cabelos (1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou shampoo).

Uso tópico (5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal).

Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem ser usados sempre diluídos. Devem ser utilizados sob a orientação de um profissional qualificado.

A By Samia não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.
Siga @bysamiaaromaterapia no Instagram