Meus PedidosMeu Cadastro

Óleo Essencial de Gerânio Bourbon 5 ml

Óleo essencial 100% puro da planta Pelargonium graveolens
15414
Pontos Fidelidade:
Confira as Condições de Parcelamento
AdicionarRemover
Descrição

O óleo essencial de Gerânio By Samia é 100% puro e natural. Sua composição é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.


Os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de plantas de diversas partes do mundo. Estas substâncias podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nas cascas ou nas raízes. Desta forma, podem existir variações em seus aromas e compostos.


História do Óleo Essencial de Gerânio


O nome Gerânio deriva do grego geranos ou “grou”, porque as vagens das sementes têm o formato de bicos de grou. É planta nativa da África do Sul. Foi introduzida na Europa em 1690 e começou a ser cultivada pela indústria perfumista francesa para o “óleo de Gerânio-rosa” – este é frequentemente usado para adulterar o óleo de rosa. Culpeper atribui a planta a Vênus.


Já foi considerada uma planta de grandes poderes curativos, muito utilizada como remédio para feridas, tumores, cólera e fraturas. A crença em seus poderes ao longo dos séculos levou as pessoas a plantarem Gerânios ao redor das casas para afastar maus espíritos.


A França deu início à produção comercial do óleo de Gerânio no início do século XIX, embora hoje o óleo seja obtido em especial na ilha Reunião, chamada antigamente de Bourbon – uma ilha rica em plantas aromáticas, localizada no sudoeste do oceano Índico. A primeira espécie utilizada foi provavelmente o Pelargonium capitatum – uma planta menor que parece produzir um alto percentual de óleo e que ainda continua a crescer de forma selvagem. No início do século XX, o Marrocos começou a competir na produção de óleo de Gerânio.


É uma fragrância utilizada normalmente em perfumes e sabonetes e que pode ser produzida para imitar muitas fragrâncias. Há aproximadamente 700 variedades de Gerânio, mas apenas dez são usadas na produção do óleo essencial. O tipo ornamental de Gerânio, conhecido dos jardineiros, normalmente não se presta ao óleo essencial. O aroma exclusivo, que lembra o da rosa, é capturado colhendo-se as flores assim que as folhas ficam amarelas; antes disso o aroma lembra mais o do limão.


Aspectos Botânicos de Gerânio:



O Pelargonium cresce entre 1 a 1,20 metro de altura em um jardim de ervas, mas também cresce como planta caseira, tem folhas tenras e peludas, divididas em três seções, que são profundamente cortadas nas beiradas, gostam de um lugar quente e abrigado do orvalho e solo bem drenado. São perenes, mas com frequência crescem como anuais. As flores são pequenas e cor-de-rosa.


Observações Sobre o Óleo Essencial de Gerânio


embalagem: Frasco de vidro âmbar com gotejador contendo 05 ml de óleo essencial


Nome Científico: Pelargonium graveolens


Parte utilizada da planta:Folhas e flores.


Tipo de Extração: Destilação a vapor.


Combina com:Angélica, Manjericão, Louro, Bergamota, Cedro, Citronela, Sálvia Esclareia, Toranja, Jasmim, Lavanda, Lima, Néroli, Laranja, Petitgrain, Rosa, Alecrim e Sândalo.


Utilize com: Óleo Vegetal, Argila Medicinal, Creme Base Neutro, Gel de Aloe Vera, Aromatizador Pessoal e/ou Difusor de Aromas para o Ambiente.

Propriedades do Óleo Essencial de Gerânio


Mente: É um tônico para o sistema nervoso, combate a ansiedade e a depressão e tem efeito reanimador. Recoloca a mente em equilíbrio e, por sua ação sobre o córtex suprarrenal, reduz o estresse. O Gerânio é considerado um óleo de personalidade materna, sempre pronto a cuidar de alguém ou algo, capaz de trazer um senso de segurança e estabilidade. É ideal para pessoas viciadas em trabalho, perfeccionistas, que se esqueceram da imaginação, da intuição e da experiência sensorial.


Corpo: Com sua função reguladora sobre o sistema hormonal, é útil para quem sofre de tensão pré-menstrual e problemas da menopausa, como depressão, falta de secreção vaginal e fluxo intenso. Considerado benéfico para combater a inflamação e a congestão dos seios.


Suas propriedades diuréticas são muito eficazes quando há deficiência nos processos de eliminação em geral e o sistema encontra-se congestionado. Uma ação tônica sobre o fígado e os rins ajuda a eliminar as toxinas do organismo, o que pode ser de grande valia para o tratamento de dependências químicas. Além disso, é benéfico para o tratamento de problemas como icterícia, cálculos renais e biliares, diabetes e infecções urinárias. Em geral, ajuda a evitar a retenção de líquidos e o inchaço dos tornozelos.


Além disso, tem efeito estimulante sobre o sistema linfático, que ajuda a prevenir infecções e a eliminar toxinas. Também é um tônico para a circulação, tornando-a mais fluida.


É eficaz contra as infecções de garganta e boca – se o sabor e o aroma doces agradarem. Suas qualidades analgésicas também ajudam a amenizar a nevralgia.


Em geral, tem efeito purificador sobre a mucosidade, principalmente do sistema digestivo e pode ser benéfico para tratar gastrite e colite.


É um repelente de insetos aromático.


Pele:É útil para todos os tipos de pele, pois equilibra a oleosidade – a secreção gordurosa das glândulas sebáceas que mantém a pele flexível. Pode ser eficaz contra eczema, queimaduras, herpes-zóster, herpes e frieiras. Também pode ser ótimo para peles oleosas, congestionadas e cansadas – é um excelente purificador da pele em geral. Revigora peles pálidas, pois o Gerânio aumenta o fluxo de sangue.

Principais indicações:Analgésico, anticoagulante, antidepressivo, antisséptico, adstringente, cicatrizante, citofilático, diurético, desodorizante, hemostático, hipoglicêmico, inseticida, tônico geral, vasoconstritor e vulnerário.

Modo de Uso dos Óleos Essenciais



Aromatizador: aproximadamente 15 gotas


Banhos: 20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã


Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água


Inalação: 2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água


Massagem: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal


Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de sopa de carreador


Óleo para cabelos: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou shampoo


Uso tópico: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal


Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem sempre ser diluídos, e utilizados sob a orientação de um profissional qualificado. A By Samia não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.


Confira a cromatografia do óleo essencial de Gerânio:
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
Siga @bysamiaaromaterapia no Instagram