História do Óleo Essencial de Cravo
Uma das especiarias mais valorizadas, no mercado do início do século XVI, um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro. Apreciado por suas propriedades medicinais por gregos, romanos e chineses – estes últimos mascavam cravos-da-índia para aliviar a dor de dente e refrescar o hálito.
O vocábulo latino clavus significa em forma de malmequer, ao qual o broto se assemelha. Tem uma longa história como antisséptico e na prevenção de doenças contagiosas, como a peste. Isto ficou evidente quando os holandeses destruíram os pés de malmequer das ilhas Molucas – e muitas epidemias surgiram. Tornou-se uma especiaria muito apreciada, que era importada pelos portugueses e pelos franceses. O costume popular ainda é usar uma laranja com cravos-da-índia espetados como um aromático repelente de insetos.
Seu aroma torna-o um ingrediente popular em cremes dentais e pot-pourris. As propriedades digestivas dessa especiaria são reconhecidas na Índia, embora ela também tenha sido usada em poções do amor. Os perfumes com toque picante normalmente a contêm e também é usada em licores e vinhos aquecidos e adoçados com especiarias. O uso farmacêutico em larga escala reconhece suas propriedades antissépticas e bactericidas.
O nome científico antigo do cravo-da-índia deriva da palavra grega “Karyophyllon” que significa “folha-noz”. Da China é que veio a primeira indicação do uso do cravo-da-índia como condimento, remédio e elemento básico para elaboração de perfumes especiais e incensos aromáticos. Na China, era então conhecido por “ting hiang” e na dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.) seus frutos foram levados para a corte do imperador por enviados da Ilha de Java. Conta-se que os próprios javaneses mantinham um pequeno fruto na boca para melhorar o hálito, antes de ir falar pessoalmente com o imperador.
Somos uma empresa que nossos clientes amam se relacionar pois buscamos ter produtos que atendam todas as etapas de sua vida e somos uma empresa comprometida com nossos pilares de desenvolvimento econômico, social e ambiental.