Meus PedidosMeu Cadastro

Óleo Essencial de Artemisia 10 ml

Óleo essencial 100% puro da planta Artemísa vulgaris
17379
Pontos Fidelidade:

Por: R$ 118,60ou X de

Confira as Condições de Parcelamento
AdicionarRemover
Comprar
Descrição

História


Seu nome é em honra a Artemis (Diana, entre os Romanos, Deusa da caça, lua e escuridão, protetora das virgens. Na antiguidade, a Artemísia tinha a reputação de servir especificamente para os ciclos femininos. Também era considerada uma planta mágica, da qual se dizia aumentar os poderes psíquicos. A Artemísia era usada pelos antigos egípcios, gregos e romanos, tanto medicinalmente como em rituais religiosos e era utilizada em encantamentos relacionados ao amor.

As tribos indígenas da América do Norte costumavam preparar partes desta planta para o tratamento de dores de garganta e bronquite. No antigo texto grego de Dioscórides, a Artemísia é mencionada como um remédio para expelir vermes intestinais. A Artemísia tem uma longa história de uso na medicina fitoterápica, especialmente em assuntos relacionados ao sistema digestivo, as queixas menstruais e no tratamento de vermes.

No Himalaia do Nepal, a folha de Artemísia é enrolada na narina para parar hemorragias nasais.

Na Idade Média e na cultura Celta, a Artemísia era queimada ou exposta nos lugares em vasos em forma de bonecas ou guirlandas para afastar “maus espíritos”.

Em um almanaque médico astrológico de épocas renascentistas apareceu escrito, por um autor desconhecido os segredos da Artemísia – “Infunde alento ânimo e força a quem a trouxer consigo junto ao coração. Essa erva hibrida num copo de vinho branco, tira logo o cansaço do caminho. Estas virtudes recebe essa erva de uma estrela que os astrólogos chamam Algol”.

A Artemísia é muito utilizada em moxabustão, uma terapia difundida pela medicina tradicional chinesa e japonesa. A moxa é o extrato seco das folhas da Artemísia, que é queimado e aplicado no paciente em regiões doloridas e em pontos de acupuntura.

A Artemísia é considerada umas das plantas mais completas da flora medicinal.

Observações e Curiosidades:


O óleo essencial de artemísia By Samia é 100% puro e natural. Sua composição é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artficiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.


Embalagem: Vidro âmbar contendo 10 ml de óleo essencial com gotejador.


Nome Científico: Artemisia vulgaris L, Artemisia verlotorum Lamotte


Cultivo: Europa, Norte da África e Ásia Central. Todo o Brasil, menos Amazônia.


Parte utilizada da planta: Seu óleo essencial é extraído da planta toda, principalmente folhas e flores (floração).


Tipo de Extração: Destilação a vapor.


Quantidade para extração: 100 quilos de matéria-prima para extração de 1 quilo de óleo essencial


Composição química: alfa-pineno 20 a 36% (monoterpeno); 1,8-cineol (eucaliptol) 15 a 25%; L-cânfora 20 a 40% (cetona); limoneno 4% (monoterpeno) e 1-borneol 1 a 5% (álcool). Ácido antêmico, ácido fórmico, ácido isobutírico, ácido isovalérico, ácido málico, ácido succínico, ácido tânico, adenina, aldeído cumínico, aromadendrino, artemisina, artemose, borneol, cadineno, canfeno, cânfora, cimeno, cineol, colina, cumarina, estigmosterol, estragole, fenchona, felandreno, fenol, fernerol, inositol, lamirina, limoneno, linalol, pineno, princípios amargos, quebrachitol, rutina, sabineno, sacarídeos, santonina, saponinas, sitosterol, taninos, tauremisina, terpineno, terpinoleno, terpineol, tujonabutiraldeído, tuiona.


Nota aromática: Média


Aroma: Forte, herbáceo, refrescante, canforado e penetrante


Planeta: Marte


Elemento: Madeira (Medicina Tradicional Chinesa) e Éter a Ar (Medicina Ayurveda)


Cor que vibra: Amarelo


Signo: Virgem


Efeito nos Doshas: Diminui Vata e Kapha e aumenta Pitta. Chamado de Nagadamni em Sânscrito, é usada para problemas cardíacos, bem como sentimento de desconforto e mal-estar.


Chakra: Básico – Muladhara


Qualidade: Yang


Curiosidade: A Artemísia é considerada uma erva da sabedoria, e os alquimistas chamavam-na de Fogo Secreto. Na China, os monges Budistas eram iniciados em uma cerimônia secreta, onde se faziam pequenas bolas de artemísia e gordura. Estas bolas eram colocadas nas cabeças raspadas dos monges, criando uma cicatriz, onde, provavelmente, esta erva induzia à abertura do terceiro olho. Também era comum se queimar a erva para afastar a má sorte e os demônios. É uma planta ligada ao fogo, yang por definição, na Medicina Tradicional Chinesa, mas também ligada à Lua.


Precauções:Por possuir alto teor de tujona, o óleo de Artemísia é potencialmente neurotóxico, e deve ser usado sempre diluído em concentrações de 1,0-2,5%, e nunca deve ser ingerido. Este óleo é abortivo, não pode ser usado em gestantes. Não use se estiver amamentando. No uso interno, mesmo em dosagens pequenas, é potencialmente neurotóxico e irritante. Em altas doses, pode provocar convulsões.


Combina bem com: Lavanda, Bergamota, Olíbano, Patchouli, Vetiver, Palmarosa, Laranja, Limão Siciliano, Canela, Ylang Ylang.


Modo de Uso dos Óleos Essenciais




Aromatizador: aproximadamente 15 gotas


Banhos: 20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal


Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água


Inalação: 2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água


Massagem: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal


Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de sopa de carreador


Óleo para cabelos: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou shampoo


Uso tópico: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal


Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem sempre ser diluídos, e utilizados sob a orientação de um profissional qualificado. A By Samia não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.
Siga @bysamiaaromaterapia no Instagram