
Repelentes naturais: como fazer em casa
Share
Um dos inconvenientes do verão são as picadas de insetos que incomodam, principalmente à noite. Segundo Sâmia Maluf, diretora da By Samia Aromaterapia, alguns óleos essenciais podem ser usados como repelentes naturais.
O óleo essencial de citronela ajuda a repelir os insetos
Contudo, a aromaterapeuta alerta que a citronela e o lemongrass são óleos fotossensibilizantes e, por isso, não devem ser usados quando houver exposição ao sol. "O melhor é usar a mistura repelente apenas à noite", diz. De acordo com Sâmia, a maioria das pessoas confunde hortelã pimenta com hortelã do Brasil. "Não é a mesma coisa, o óleo de hortelã do Brasil é muito doce e não deve ser usado para repelir insetos", indica.
O repelente natural pode ser aplicado na pele que não vai ser exposta ao sol
Segundo a aromaterapeuta, para afastar os insetos do ambiente, a dica é colocar em um aromatizador 25 gotas de óleo essencial de copaíba e 25 gotas de óleo essencial de citronela. "Além de deixar o ambiente livre, não intoxica como os inseticidas comuns", afirma.
Como fazer repelente caseiro
Segundo Sâmia, na lista de óleos essenciais excelentes para repelir insetos estão citronela, lemongrass e hortelã pimenta. "Basta misturar algumas gotas em um óleo carreador, como o de Semente de Uva ou de neen, e aplicar na pele", afirma.
Contra dengue
Contra o mosquito da dengue, a especialista indica a mistura de três gotas de óleo essencial de copaíba a uma colher de sopa de óleo vegetal, que pode ser de calêndula, semente de uva ou girassol. "É fundamental fazer a mistura e diluir porque o óleo de copaíba não pode ser aplicado diretamente na pele", ensina.Para o ambiente
