Dengue: estudos internacionais mostram que Óleos Essenciais puros combatem os mosquitos que transmitem a doença

Dengue: estudos internacionais mostram que Óleos Essenciais puros combatem os mosquitos que transmitem a doença

Sâmia Maluf, aromaterapeuta, ensina a preparar sinergias que podem ser utilizadas diretamente na pele, como repelente, ou no ambiente, para afastar os mosquitos transmissores da dengue.

Pesquisas internacionais revelaram que os Óleos Essenciais puros têm forte atuação sobre os mosquitos quando usados tanto na pele quanto no ambiente”, diz Sâmia Maluf, aromaterapeuta, fundadora da By Samia Aromaterapia.

Sâmia conta que os Óleos Essenciais não têm contraindicações, podendo ser utilizados em ambientes com crianças, animais domésticos, idosos e pessoas em convalescença. “Eu indico o uso de óleos como Citronela, Cravo, Eucalipto Citriodora, Lemongrass e Lavanda porque, além de combinarem entre si, são elementos que repelem naturalmente os insetos, tratam a pele (no caso da Lavanda) e ainda são antiinflamatórios”, comenta. Ela ensina a utilizar a Aromaterapia no combate à dengue: Para dispersar em ambientes domésticos, em escolas e em outras áreas: Num frasco limpo e seco, com capacidade para 100 ml, misture: 90 ml de água deionizada 10 ml de álcool de cereais 25 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora 25 gotas de Óleo Essencial de Citronela 25 gotas de Óleo Essencial de Lemongrass Borrife o ambiente a cada hora. Esses Óleos Essenciais podem ser substituídos por: 50 gotas de Óleo Essencial de Citronela, 20 gotas de Óleo Essencial de Lemongrass e 5 gotas de Óleo Essencial de Cravo. Para colocar no aromatizador elétrico: 5 gotas de Óleo Essencial de Cravo 15 gotas de Óleo Essencial de Citronela 10 gotas de Óleo Essencial de Lemongrass Para aplicar na pele, como repelente: Num frasco com capacidade para 30 ml, limpo e seco, misture: 30 ml de Óleo Vegetal de Neem (que é parasiticida) 15 ml de Óleo Vegetal de Calêndula (que é antiinflamatório) 15 gotas de Óleo Essencial de Lavanda (que é ideal para ser aplicado na pele, como calmante) 30 gotas de Óleo Essencial de Citronela Aplicar a sinergia nas áreas de pele descobertas. Caso você não goste da sensação de oleosidade da sinergia acima, é possível apostar numa outra sinergia diluída: 90 ml de água deionizada 10 ml de álcool de cereais 25 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora 25 gotas de Óleo Essencial de Citronela 25 gotas de Óleo Essencial de Lemongrass Você pode passar essa sinergia na pele exposta e aguardar secar. Porém, não deve se expor ao sol porque os óleos são fotossensíveis e queimam a pele. Vale lembrar que os Óleos Essenciais não devem ser aplicados diretamente sobre a pele, com exceção do de Lavanda e Tea Tree, necessitando de um carreador para serem diluídos. Nas sinergias apresentadas, foram utilizados, como carreadores, os Óleos Vegetais e a água deionizada e o álcool.
Voltar para o blogue