Açúcar causa dependência?

Açúcar causa dependência?

Açúcar causa dependência?

A história de Maria é familiar para muitos. Com 28 anos, ela sempre considerou o açúcar um dos seus maiores prazeres: um doce após o almoço, um chocolatinho antes de dormir. Entretanto, uma consulta de rotina a deixou em choque. O médico, preocupado com seu nível de energia e aumento súbito de peso, fez uma dica impactante: "Você sabia que o açúcar pode ser tão viciante quanto a cocaína?" A frase ecoou em sua mente.

A afirmação veio do Dr. Robert Lustig, endocrinologista pediátrico da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Ele propõe que o estilo de vida moderno nos tornou reféns de um vício silencioso. A palestra do Dr. Lustig, intitulada "Açúcar: a verdade amarga", já acumula mais de 900 mil acessos no YouTube e, com isso, lança luz sobre o tema da dependência do açúcar.

Estudos recentes, como os publicados na New Scientist, confirmam que o consumo excessivo de açúcar promove mudanças na química do cérebro de modo semelhante ao que ocorre com substâncias viciantes. No entanto, o fato alarmante é que os alimentos ricos em gordura, açúcar e sal não só nos atraem, mas também provocam uma dependência sutil.

O Dr. Lustig classifica o açúcar como um veneno, mesmo nas suas formas consideradas mais saudáveis como o açúcar mascavo e a frutose presente nos sucos de frutas. Ele nos lembra que o corpo humano não precisa de açúcar para sobreviver. De acordo com o endocrinologista, a metabolização do açúcar é superestimada, e a maioria das pessoas consome muito mais do que deveria. Ele faz uma comparação entre o consumo de álcool e de açúcar, já que ambas as substâncias são processadas pelo fígado.

Os perigos dos sucos de frutas

Além disso, ele é enfático ao afirmar que o suco de frutas deve ser evitado, especialmente por crianças. Em entrevista à Folha de São Paulo, Lustig afirmou que "o suco não é um alimento natural, enquanto a fruta é". A fruta inteira, rica em fibras, modera a absorção de carboidratos e gorduras pelo intestino, enquanto o suco retira essa proteção, deixando apenas o que pode ser prejudicial ao organismo.

A comparação que faz entre o açúcar e o cigarro não é exagerada; os efeitos colaterais da ingestão excessiva de açúcar podem ser devastadores. Quatro alimentos têm sido associados a doenças metabólicas: gorduras trans, aminoácidos de cadeia ramificada (como os presentes na soja), álcool e frutose. O metabolismo da frutose, em particular, libera radicais livres que danificam nossas células ao longo do tempo, podendo contribuir para o envelhecimento e até para o câncer.

Agora, Maria reflete sobre como sua alimentação influencia não apenas seu corpo, mas sua saúde mental. A consciência sobre a verdadeira natureza do açúcar a levou a transformar seus hábitos alimentares. E você, está pronto para avaliar a sua relação com o açúcar?

Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039RJ)
Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)

Voltar para o blogue