
13 passos para dormir melhor
Share
No Brasil, quase metade da população tem problemas para dormir ou chegar às oito horas de sono recomendadas por dia, segundo o Instituto do Sono. O colchão, o travesseiro, a iluminação, as cores e até os aromas do quarto interferem na qualidade do seu sono. Confira 13 dicas para dormir melhor e coloque-as em prática já!
Assim é o quarto: o ninho dentro do ninho, um mundo todinho seu. Por isso, ele deve ser mais saudável, relaxante, renovador de energias do que qualquer outro ambiente da casa. Mas na maioria das vezes, não é. No Brasil, quase metade da população tem problemas para dormir ou chegar às oito horas de sono recomendadas por dia, segundo o Instituto do Sono. Pior ainda: a maioria das pessoas não investiga por que dorme tão mal.
O quarto pode ser uma das origens do problema, principalmente nessa época em que o smartphone e a TV ficam ligados antes que fechemos os olhos. “Alguns estudos já concluíram, por exemplo, que a proximidade das ondas eletromagnéticas do celular podem interferir no aprofundamento do sono. Quanto mais perto, pior”, informa a médica do sono e neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono.
Ao decorar esse espaço, cometemos mais pecados. “O quarto ideal é despojado e cumpre objetivamente seu papel, tendo apenas móveis para dormir. O problema é que as pessoas o transformam em uma odisseia decorativa”, diz José Carlos Perini, presidente da Associação Brasileira de Alergologia e Imunologia, Asbai. Para ele, quanto mais simples for o ambiente, melhor. Mas calma: não será preciso aposentar as almofadinhas ainda. Tudo pode se resolver com as dicas seguintes.
(Foto: Iara Venanzi)
- Travesseiro e colchão: limpeza, manutenção e prazo de validade Pelo menos um terço do seu dia é passado na cama, como filosofam as propagandas. Então, cuide bem do colchão e do travesseiro. A cama de quatro pés é a mais recomendada pela fácil manutenção, diz o alergologista José Carlos Perini. “Cama box, sem problemas, desde que se aspire pelo menos uma vez por semana a parte inferior dela”, aponta. Para o colchão, a recomendação é revestir seu modelo com protetor, que deve ser lavado quinzenalmente. Travesseiros de viscoelástico, que se encaixam bem entre pescoço e coluna, são satisfatórios, segundo a médica do sono Anna Karla Smith. Com a capa protetora, você faz a manutenção correta. Evite modelos de penas, que podem se decompor. “Lembre-se de que todos esses itens têm prazo de validade e siga a indicação do fabricante. Com manutenção correta, a vida útil se prolonga um pouco mais”, diz Carlos.
- Cabeceiras de tecido: evite
- Desligue os eletrônicos
- Lençóis, roupa de cama, boutie e almofadinhas: ter ou não ter?
- Cortina aberta para entrar luz natural
- Tapetes podem atrapalhar o sono
- Armário ou closet: perigo de mofo!
- Cores adequadas para o quarto

- Lavanda para acalmar e silêncio absoluto
- Papel de parede: se for lavável, melhor
- Iluminação: invista no dimmer
- Conforto térmico
- Organização: quanto menos coisas, melhor